mmtitulo

Para quem nunca participou de um ENDURO de REGULARIDADE segue algumas dicas, que poderão lhe servir de ajuda.


É necessário ter uma bicicleta tipo Mountain Bike em bom estado de conservação, devido os diversos tipos de terreno, capacete (obrigatório), luvas, óculos são itens para sua segurança e conforto.

É fundamental ter um ciclo computador (desejável que marque distâncias de 10 em 10 metros), ter um relógio digital com cronômetro. (o do ciclo computador não resolve, pois é necessário zerar o odômetro diversas vezes durante a prova o que faz zerar também o cronômetro) pode ser usado um segundo ciclo computador só para marcar o tempo. NOTA: evite utilizar relógio que zera o tempo do cronômetro automaticamente após uma hora de uso.

A aferição do ciclo computador também é fundamental. Faça a aferição do seu ciclo computador conforme especificado no manual antes de ir para prova e confira se esta funcionando corretamente. Em todas as etapas será fornecido pela organização um percurso para checar, antes da largada, se a calibragem do seu ciclo computador esta correta.

Para fixar a planilha na bike, pode ser usado uma prancheta com 6,5 cm de largura e 21 cm de comprimento (foto abaixo) ou para ter mais facilidades na navegação utilize um roll-book (foto abaixo). A grande vantagem do roll book é que a planilha fica enrolada podendo avançar ou retornar a pagina com facilidade.

Neste tipo de competição estar atento a navegação é a base para vencer a prova, pois de nada adianta estar com tudo em cima se a rota está errada.

Fazer algumas anotações na planilha também ajuda muito. Risque as informações que não é da sua categoria e destaque com caneta marca texto as referencias que mudam de direção bruscamente (Ex: 90 graus para direita ou esquerda, bifurcações, etc)
Fonte: Kaipira Trail Clube
Faça uma pesquisa do Google em nosso site.
  
 
© Endurance Bike - Passeios & Competições
Sandro (Ciclo Aventura 11-4014-6716) - Carlinhos (Bike Croys 11-4524-5252)